Indice

"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo" ...::: Caridade é Amar e sem caridade não há salvação::::....

O PASSE



PASSE E PACIENTE - Livro Passe e Passista - Roque Jacintho

DÉCIMA QUINTA PARTE

O passista é um embaixador da realidade espiritual. Nenhuma cura rápida ou lenta assegura, ciente de que o quadro de toda moléstia física está unido aos problemas profundos da alma e por saber que no campo individual as experiências dolorosas são lições inadiáveis, cujo curso somente a Providência Divina conhece.
Quanto possível informará o doente do mecanismo do passe, destacadamente sobre o valor da oração e da fé, enriquecendo a colaboração que o mesmo prestará à transfusão de energias pela prece espontânea e consciente.
Não indagará, porém, dos benefícios hauridos.
Cuidará, também, de trazer o paciente informado da necessidade de não transformar o passe num hábito vicioso, requerendo-o a qualquer pretexto e barateando-o. Qualquer irreverência ou má utilização desses recursos Divinos imanta a criatura às sombras da espiritualidade inferior, organizando um cortejo de conseqüências desagradáveis.
Evitará o passista, sempre, tomar os ares de profetismo ou fazer pairar sobre si mesmo a sombra de poderes estranhos e miraculosos com referência à terapêutica de que se faz intermediário. Mas ensejará oportunidade aos doentes de hoje virem a tor nar-se, a breve espaço, nos socorristas de amanhâ.
Ante o enfermo, saberá que o passe em si não é um fim e sim o meio de reequilíbrio aos que se desajustaram espiritual ou fisicamente. Não fará, pois, do paciente em seu dependente, admirador ou subordinado. Auxiliá-lo-à a libertar-se de males maiores, apontando-lhe o caminho da renovação íntima que o Espiritismo oferece a todas as criaturas.
Relembrará sempre que Jesus jamais pediu o retorno dos enfermos à imposição de suas benditas mãos. Após a cura, Ele informa das raízes de suas doenças, dizendo-lhes -- "Vão e não pequem mais".
Conduzirá, pois, o paciente gradualmente a interessar-se por "O Evangelho Segundo o Espiritismo", que contém normas práticas e funcionais da reforma íntima, auxiliando-o a reformular os seus programas de ação junto dos homens e a corrigir-se.

Coordenador e responsável pelo site: Antonio Carlos Oliveira - Casa Espírita Bezerra de Menezes - Rua Xv de Novembro nº 295 - Araruama