Voltar ao Indice

 


Semyon Kirlian
FOTOGRAFIA KIRLIAN

KIRLIANGRAFIA NO BRASIL


Hernani Guimarães Andrade foi o pioneiro nesse tipo de pesquisa, auxiliado pelo professor Henrique Rodrigues, que esteve várias vezes na Rússia a fim de aprofundar seus estudos. Apresentou, inclusive, um esquema de uma máquina com algumas explicações complementares. O Dr.Mario Amaral, do Instituto de Parapsicologia do Rio de Janeiro, também mergulhou nesse tipo de pesquisa, chegando a publicar excelentes artigos nos Anais do III Congresso de Parapsicologia.
Nos idos de 1980, estivemos com o Dr.Mario Amaral a fim de obter subsídios para as nossas pesquisas que começávamos. Infelizmente nada conseguimos, pois, por falta de verbas (ah Brasil!), havia ele cessado seus trabalhos nesse segmento.
O campo de pesquisa mais avançado sobre kirliangrafia encontra-se no Estado do Paraná, na cidade de Curitiba, onde já é bem adiantado o acompanhamento do estado de saúde dos doentes portadores de cancer, através do Diagnóstico Oncológico Kirliangráfico, com base no trabalho dos Drs. Julio Grott e Hélio Grott Filho do Hospital das Forças Armadas de Curitiba. Referido trabalho foi publicado na edição Técnico-Cientíica nº4 de out/dez-87, pelo Hospital das Forças Armadas de Brasília. Naquela Capital são fabricadas, pelo professor Newton Milhomens, a maioria das máquinas Kirlian em uso no Brasil.
Tivemos o prazer de conhecer, no Rio de Janeiro, o sério, honesto e competente pesquisador professor Luiz Franklin M.Silva, com quem trocamos inúmeras informações através do seu grupo de Investigação Psico-biofísica.
Na época o professor Franklin direcionava suas pesquisas para os grupos de dependentes de drogas, doentes mentais e pacientes acometidos por câncer, com resultados significativos.
Atualmente centenas de clínicas, institutos, hospitais e principalmente os médicos homeopatas utilizam-se das fotos da Aura, obtidas através da máquina Kirlian, para acompanharem o estado de saúde dos seus pacientes.
A foto Kirlian, ou Aurografia apresenta um campo energético, luminoso (Aura), que varia de acordo com o estado emocional do indivíduo analisado. São diagnosticadas as variações energéticas, sintomas de desequilíbrios orgânicos, tensões, angústia, depressão, energias intrusas (obsessões e perturbações espirituais), grau de paranormalidade, perdas de energias e outros itens.
 
Coordenador e responsável pelo site: Antonio Carlos Oliveira - Centro Espírita Bezerra de Menezes - Rua Xv de Novembro nº 295 - Araruama