Voltar ao Indice

"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo" ...::: Caridade é Amar e sem a caridade não há salvação::::....


TRANSCOMUNICAÇÃO POR IMAGENS  

Diferente da TCI por captação de vozes , a TCI por  imagens é rara . É rara por diversos fatores . Os equipamentos ainda são muito caros para maioria das pessoas. É preciso muita concentração e paciência depois das gravações para se detectar as imagens, pois são gravadas  por um minuto, o que corresponde a 1560 quadros aproximadamente,os quais terão que ser vistos quadro-a-quadro, ou seja um a um , para se procurar por imagens recebidas .Mas nada  disso  significa um  empecilho para quem quer a ela se dedicar . É interessante observar os resultados obtidos por alguns pesquisadores, inclusive os nossos, que estão na página de imagens, nessa Home Page, para que se tenha uma noção dos sucessos que se pode conseguir, sempre tendo em mente que é um trabalho que requer muita dedicação e algum conhecimento técnico. Tentaremos  abaixo passar um pouco da nossa experiência tanto técnica como em TCI por captação de imagens.


 
Equipamentos Utilizados
Phyllis Delduque


Paulo Roberto G Cabral

TRANSCOMUNICAÇÃO POR IMAGENS




Equipamentos necessários

Câmera de vídeo - Serve qualquer  câmera de vídeo portátil ou não, que tenha "zoom" e "foco" manuais e automáticos. As câmeras modernas , mesmo as portáteis, já têm essas funções .

Vídeo cassete - Deve ser um vídeo cassete de, no mínimo, quatro cabeças de vídeo (4head) ou (four-head). Deve ter também controle e remoto com as funções "Still/Pause" para que as imagens gravadas possam ser vistas quadro-a-quadro.


Receptor de televisão -Qualquer receptor de tv  que esteja funcionando, inclusive os antigos preto e brancos -


Cabos para conexões - Cabos RCA/ RCA e RCA/P2 



Ajustes a serem feitos no televisor , na câmera e no vídeo cassete.

A televisão deverá estar com o brilho e o contraste a meia sintonia e sem cores.Alguns pesquisadores, inclusive o Pascal Jouini da França usa cores. Nós seguimos a recomendação dada, pelos comunicantes, ao primeiro pesquisador a captar imagens, Klaus Schreiber, para que não utilizasse cores. Em nosso caso o uso de cores não ajudou em nada, só atrapalhou. O vídeo cassete deverá estar com uma fita virgem inserida . É recomendável se utilizar o sistema de gravação "Speed" em SLP para que a fita dure mais tempo. A câmera deverá também estar ligada e se possível ajustada em um tripé. Se não for possível usar um tripé procure colocá-la em cima de uma mesa para maior estabilização da imagem captada. Nessa etapa toda imagem captada pela câmera já estará sendo reproduzida pela televisão , ou seja tudo o que você focalizar na câmera deverá estar sendo apresentado na televisão em um  sistema de realimentação(feedback)

Fazendo  a TCI por captação de imagens.

Assim como na TCI por vozes, não é necessário nenhum ritual para se fazer as captações , mas nada impede que cada um siga o ritual que achar melhor de acordo com a sua crença. Focalize a câmera na tela do televisor que deverá apresentar uma imagem infinita como quando colocamos um espelho em frente ao outro(veja as figuras). Aproxime , atuando no "zoom" da câmera , essa imagem até formar um espécie de círculo branco(veja a figura) , Atuando mais um pouco no " zoom" da câmera, após esse ponto, as imagens começam a passar rapidamente.Esse é o ponto para se iniciarem as gravações  . Grave por um minuto. Lembre-se que nesse um minuto serão  mais ou menos 1560 quadro a serem observados. Depois de gravadas as imagens desligue a câmera e retorne a gravação ao início e comece a observar as imagens. Coloque a fita um pouco antes do início da gravação para que você possa dar pausa atuando no controle e remoto no  comando " Pause" .Ao ser encontrada alguma imagem , geralmente faces humanas , mantenha a imagem parada na tela e com a câmera e uma fita inserida na própria câmera , grave a imagem por uns quarenta segundos. Faça o mesmo para outras imagens captadas. Essas imagens gravadas em  fita de vídeo pela câmera , poderão ser passadas para um computador, desde que se tenha uma placa de captura de vídeo que pode ser encontrada em qualquer loja de equipamentos de informática. Com um software apropriado a imagem é capturada  do vídeo cassete para o computador e pode ser salva em qualquer extensão .Sugerimos salvá-la em " .bmp" que é excelente para impresão,mas se for publicar na Web pode-se usar ".jpeg" ou "gif".Recomendamos arquivar as imagens em "bmp" e depois transformá-las em outras extensões. 



 
COMO FAZER AS CONEXÕES


Ligue a saída da câmera ( vídeo e áudio /out ) com um cabo à entrada do vídeo cassete ( vídeo e áudio /in ) . Ligue a saída do vídeo cassete com um cabo ( vídeo e áudio /out ) à entrada da televisão ( áudio e vídeo in ).Sintonize o televisor em áudio e vídeo e não em canais. Pronto! Essa é a forma mais correta de se ligar os equipamentos para se fazer a TCI por imagem. Na ligação do vídeo cassete com a televisão , se a televisão não tiver entrada de áudio e vídeo ainda é possível se tentar uma outra ligação ,ligando-se o vídeo cassete á televisão com um cabo coaxial  saindo do  mesmo através do plug " TV" ou " to TV " e ligando-se o outro extremo do cabo coaxial á entrada de antena da televisão. Nesse caso sintoniza-se a televisão no canal 3 . Se o canal 3 já estiver ocupado por alguma emissora em sua cidade sintonize o canal 4 . A escolha do canal pode ser feita através de uma chave na parte traseira do vídeo cassete ou nos vídeos modernos através da tela com o controle e remoto.

Coordenador e responsável pelo site: Antonio Carlos Oliveira - Centro Espírita Bezerra de Menezes - Rua Xv de Novembro nº 295 - Araruama